Vários Cerrados em um só

A segunda temporada do podcast Cerrados traz novos olhares e vivências do bioma a fim de transportar o(a) ouvinte para histórias de força, belezas e resistências.

Nesta temporada, convidamos 5 jovens de cinco estados brasileiros (Matopiba e Minas Gerais) para contar a histórias de suas comunidades continuando, dessa maneira, com o objetivo do projeto de fortalecer as vozes dos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares do bioma.
Cada jovem responsável foi responsável por um episódio dessa temporada, participando diretamente da elaboração dos roteiros, narrativas, linguagem, escolha e coleta de entrevistas, narração e todo o olhar sensível para cada tema: Desmatamento, Mulheres e Cerrado, Culturas e ancestralidades, Soluções produtivas e Restauração.

O Podcast Cerrado é uma iniciativa do WWF-Brasil em parceria com a Rede Cerrado, com apoio do projeto Cerrado Resiliente.

Esta temporada do podcast Cerrados foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade do WWF-Brasil não reflete necessariamente a visão da União Europeia.

Resistir para existir

Episódio 1

Resistir para existir

Vanessa Moreira é uma jovem moradora da comunidade tradicional de Fundo e Fecho de Pasto de Brejo Verde do município de Correntina-BA. Ela conta a história de luta e resistência da comunidade contra o desmatamento que avança na região. As 270 famílias que moram no local também lutam pela preservação dos costumes ancestrais e do Cerrado, imprescindíveis para o modo de viver e existir da comunidade.

ver episódio
Guardiãs dos Babaçus

Episódio 2

Guardiãs dos Babaçus

Protetoras dos Palmeirais, do Babaçu e da natureza são mulheres inspiradoras, uma delas é minha riqueza.” No segundo episódio desta temporada do Cerrados, quem conta a história é a Dani Gomes, moradora do assentamento Vila Diamante, localizado em Igarapé do Meio – Maranhão. As Guardiãs dos Babaçu são mulheres que vivem e protegem as palmeiras de Babaçu e é sobre elas que a Dani conta nesta edição. Então, aumenta o som que o Cerrados está só começando.

ver episódio
Plantar Saúde

Episódio 3

Plantar Saúde

Jorge Luis, que faz parte do Grupo de Trabalho das Juventudes Rurais do Bico do Papagaio, em Tocantins, apresenta neste episódio os exemplos dos jovens da região, mostrando a relação da agroecologia e produção de alimentos saudáveis no Cerrado. Aumenta o som que o Cerrados está só começando.

ver episódio

Episódio 4

SAGAS DE FOGO E CERRADO

O fogo constrói e destrói, é defesa e cultura, germina sementes, mas pode queimar boa parte de um bioma. O episódio de hoje é uma roda de conversa em volta de uma fogueira. Quem conta a história é o jovem João Carlos Freitas da Silva, de Sagarana, Minas Gerais.
Nesta edição, vamos ouvir vozes do Cerrado que narram a luta contra o fogo descontrolado e a forma como o fogo pode ajudar a conter, inclusive, incêndios. De modo manejado, ou seja, integrando aspectos ecológicos, culturais, sociais, econômicos e técnicos, o fogo pode ser positivo. E é por dentro dessa dualidade que o episódio de hoje navega.

ver episódio

Episódio 5

RECRIAR SUSTENTABILIDADE

A última fronteira agrícola de Currais, Piauí, que está localizada a comunidade de Laranjeiras, para onde o Podcast Cerrados nos leva hoje. A comunidade indígena Gamela, residente da região, desenvolve atividades de restauração e praticam a agricultura familiar, principal fonte de renda local. Quem conta a história pra gente é o jovem Thaynan Alves, camponês, filho de camponês e morador da cidade de Currais, no Piauí. O último episódio da segunda temporada do nosso podcast narra as lutas diárias contra o avanço do agronegócio na região e a tentativa de manter o Cerrado de pé.

ver episódio