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FERRAMENTA 5

LIVE

Como transmitir ao vivo um conteúdo para a sua audiência e engajar as pessoas em defesa do Cerrado.

O que é importante considerar?

Uma transmissão ao vivo pela internet pode ter diferentes formatos: show, palestra, entrevista, divulgação de um novo estudo, lançamento de uma publicação, responder perguntas enviadas pelo seu público, entre outros. As possibilidades são infinitas e você pode usar diferentes plataformas, como Facebook, Instagram e Youtube, por exemplo. Com fácil execução e alcance orgânico alto, é uma excelente proposta na mobilização para defesa do Cerrado e uma boa forma de conectar pessoas que estão longe de você. 

Nesta ferramenta de mobilização, o primeiro passo é escolher o canal. Você já tem conta em uma dessas plataformas? Considere a melhor opção aquela em que você tiver mais seguidores e maior engajamento com o conteúdo. Não esqueça de considerar a sua familiaridade com a ferramenta. Você não quer ter problemas na hora da transmissão! E também não esqueça de avisar aos seus seguidores sobre o evento com alguns dias de antecedência. Você pode divulgar sua ação na lista de transmissão e por e-mail, por exemplo.

O segundo passo é escolher o tema da LIVE. Escolher um tema que está em pauta nas demais mídias, por exemplo, um projeto de lei ou uma medida provisória, ajuda a disseminar o conteúdo. No dia do evento, reforce a chamada nas redes sociais e monte um roteiro de acordo com a mensagem divulgada e alinhe os conteúdos com convidados. Priorize pessoas que se sintam confortáveis com a câmera e/ou especialistas com referências sobre os temas tratados. Caso você seja especialista, que tal chamar alguém para te entrevistar? 

 

Como criar a melhor estratégia?

Depois de definir o tema da LIVE e os participantes, defina o tempo de duração, o formato das perguntas e considere a possibilidade de ter transmissões simultâneas em mais de um canal. O OBS, Xsplit, Streamlabs OBS são algumas opções gratuitas, mas que exigem mais de uma pessoa operando as telas ao mesmo tempo. Se for o caso, peça ajuda. 

Crie uma linha de narrativa. Por que esse conteúdo é relevante? O que o entrevistado pensa a respeito? Lembre-se de dar espaço para perguntas do público: respondê-las é muito importante e gera mais engajamento. Você pode moderar o chat da sua live, bloquear os comentários ou responder as pessoas pelo próprio chat. 

Deixe a live salva: muitas plataformas permitem que você armazene seu vídeo!

Quem já usou?

Referências de ações 

O pior lado da pandemia: https://www.youtube.com/watch?v=nfdxqJSswjc

Live: Pedro Borges entrevista Raull Santiago: https://www.instagram.com/tv/CAtbpXEnwEV/