voltar

FERRAMENTA 4

Lista de transmissão

Como utilizar uma lista de transmissão no WhatsApp e se comunicar através de mensagens de texto, fotos e vídeos com várias pessoas ao mesmo tempo.

O que é importante considerar?

Uma lista de transmissão nada mais é que uma lista de contatos pré-estabelecidos por você. Esses contatos podem ser seus amigos ou pessoas que se candidataram para fazer parte da sua lista e possuem um interesse em comum: o seu conteúdo e o que você tem a dizer. A possibilidade de falar com muitas pessoas ao mesmo tempo e, ainda assim, de forma privada é o destaque dessa ferramenta. Com a única desvantagem de precisar que essas pessoas já tenham seu número salvo ou tenham se inscrito na sua lista, essa opção gratuita e simples pode ser uma excelente forma para mobilizar pessoas.

Como criar a melhor estratégia?

Para criar a melhor estratégia, use uma conta comercial que te dará a opção de manter respostas automáticas e definir horários de envio de mensagem. Existem vários tutoriais de como usar as ferramentas da conta comercial na internet. Também é importante ter conteúdos objetivos que comunicam sempre sobre o seu tema, evitando abordar assuntos não relacionados. 

Crie também uma periodicidade (semanal, quinzenal, mensal) para que seus contatos se preparem para o seu conteúdo, e divulgue a sua lista de transmissão em outros canais. Quanto mais integrada a sua comunicação, maior será a sua audiência! O primeiro passo é divulgar o seu número nos seus canais de comunicação para que as pessoas te adicionem. Crie um botão e use em seu site ou redes sociais. Acesse: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=55, coloque 55 (código do Brasil) e insira o seu número de whatsapp com o DDD.

O segundo passo é criar uma lista de transmissão. Para isso, tenha um celular com acesso à internet e uma linha ativa para fazer esse contato. Vá no menu do WhatsApp do seu celular > clique nas três bolinhas laterais (menu Mais Opções) > Clique em ‘Nova Lista de Transmissão’ > Selecione os contatos para a lista > Nomeie a sua lista. 

Dica 1: avise os seus contatos antes de adicioná-lo na lista e tenha uma periodicidade de envios informada previamente. Por exemplo: vai enviar áudios 1 vez por semana? Programe uma mensagem falando sobre isso quando adicionar alguém em sua lista.