voltar

FERRAMENTA 1

Áudios que mobilizam

Com utilizar a mobilização através de diferentes formatos de áudios e usar em favor do fortalecimento das vozes, ativistas e movimentos do Cerrado.

O que é importante considerar?

Para mobilizar a sua região por meio do áudio, o primeiro ponto de atenção é o tema! Ele vai te ajudar a escolher o melhor formato para o seu material.

Se o seu projeto precisa de um conteúdo mais longo e educativo, a melhor solução é a criação de um podcast. No caso de um material mais curto e com a possibilidade de interação em tempo real, enviar o áudio através de uma lista de transmissão do Whatsapp é o melhor para você! Mas é importante lembrar que os dois contam com vantagens e desvantagens. 

O podcast é conteúdo que precisa ser planejado com antecedência e com a possibilidade de ser ouvido a qualquer momento, mas precisa de um site de hospedagem. Algumas opções gratuitas para isso são o  https://soundcloud.com/ e o https://podcasters.spotify.com/ que hospedam até 3h de podcast grátis contabilizando o número de ouvintes e com caixa de comentários. 

No Whatsapp, os áudios consomem menos o pacote de dados. Eles permitem o retorno imediato dos recebedores, mas só podem ser divulgados entre as pessoas que já têm o seu contato salvo na agenda. Para criar uma lista de transmissão, acesse o seu Whatsapp > Mais Opções > Nova Transmissão > Selecionar os contatos que quer inserir na sua lista > confirmar.

Uma sugestão é pedir opinião dos seus ouvintes no final do conteúdo e acompanhar os resultados.

Como criar a melhor estratégia?

Depois de escolher o melhor formato, é hora de produzir! Você pode usar o seu celular, um microfone e um cômodo silencioso da sua casa. Monte suas perguntas e falas previamente, treine bastante, mantenha o microfone acima ou abaixo da boca, o que evita ruídos da respiração e procure um cômodo sem ecos e barulhos. Você também pode gravar direto pelo Whatsapp e usar aplicativos de edição! O Audacity é uma opção gratuita que permite aumentar o volume do som, eliminar ruídos do ambiente e do microfone, diminuir a diferença entre picos altos e baixos, aumentar ao máximo todos os picos de áudio e ajustar os graves e os agudos.

Para identificar um personagem interessante para o Cerrado, leve em consideração as diferentes narrativas que existem dentro do Bioma e o que mais faz sentido com a área que o seu projeto atua! Com os áudios, você pode ajudar a manter o Cerrado vivo e resistindo através de suas vozes locais.