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FERRAMENTA 3

Twittaço

Com utilizar a mobilização digital no Twitter e alcançar uma grande repercussão na plataforma 

O que é importante considerar?

Na criação de um twittaço, você precisa ter uma hashtag (#)  de fácil escrita e memorização e que resuma de forma rápida a sua campanha. Além disso, você precisa checar se ela já não foi usada antes e ter um perfil criado na plataforma. Caso ainda não tenha um perfil criado no Twitter, não se preocupe. Você consegue fazer isso de forma gratuita. Também tenha em mente que a ferramenta busca apoio popular e aumenta consideravelmente o alcance da sua discussão quando bem planejada! Por isso, estabeleça objetivos e alvos claros. O que você quer dizer com a sua campanha? Com quem quer falar? 

Você também precisará começar com antecedência para garantir que todos os tweets já estejam escritos, aprovados e divididos com as organizações, instituições, amigos e comunidade que vão te apoiar nessa divulgação. É muito importante contar com parceiros na sua ação, pois isso aumenta a chance da # chegar nos Trending Topics e gerar conversas entre os usuários.

Lembre-se de sempre compartilhar informações verificadas e de fontes confiáveis. E de colocar a sua hashtag (#) em todos os tweets. Também é muito importante combinar um horário de início do Twittaço com os parceiros envolvidos. 

Como criar a melhor estratégia?

Com um alvo e objetivo em mente, marque todas as @ dos perfis que quer atingir com a sua campanha em cada tweet, usando sempre a # escolhida para a campanha. Um número grande de marcações torna mais provável que você seja notado! Para isso, garanta a articulação entre outras instituições que também apoiam a sua causa e peça ajuda na mobilização. Crie um cronograma de até 1h de duração entre vocês e publique tweets com palavras diferentes e mensagens parecidas. Assim, você evita ter a divulgação bloqueada pela rede social.

Você também pode potencializar a sua campanha usando o acervo de GIFs do Twitter. Monitore sua ação através do TwetDeck https://tweetdeck.twitter.com/ e acompanhe se os resultados orgânicos são positivos. Outra possibilidade é acessar a ferramenta “Estatísticas” da plataforma, que contabiliza em tempo real o progresso da sua ação. Para acessar, clique no seu perfil > Estatísticas. Caso opte por também agregar o Instagram na sua ação, usando a mesma hashtag da campanha, verifique se o seu perfil é comercial! Isso porque a entrega orgânica do Instagram prioriza perfis comerciais na timeline dos usuários. Acompanhe os resultados em “Ver informações” na foto publicada ou em “Informações” no seu perfil.