voltar

FERRAMENTA 9

Ferramentas visuais

Como agir e sensibilizar em defesa e a favor de uma causa necessária em que o poder público não está ciente do problema.

O que é importante considerar?

Embora ainda não tenha sido instituído o termo específico em português, o “advocacy” pode ser entendido como o ato de defender e/ou apoiar uma causa através de uma estratégia definida. 

Na maior parte das vezes, o intuito é gerar maior consciência e atenção sobre um tema específico e convencer atores influentes e relevantes a ajudar a pressionar os tomadores de decisão a respeito. Essa pressão pode ser feita de muitas formas, através de protestos de rua, materiais de comunicação, campanhas digitais, panfletagem, entre outros.

Quando for selecionar os atores que serão selecionados, leve em consideração todas as pessoas ao redor da sua comunidade: amigos, contatos, instituições, setores do governo, empresas que apoiam sua causa e outros. Fique de olho também nas empresas e grupos que podem ficar no caminho e agir contra você. Faça uma análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) para definir as estratégias e táticas mais adequadas para  a sua agenda. Esta e outras ferramentas estão logo abaixo. 

Como criar a melhor estratégia?

Após ter mapeado os envolvidos e a melhor abordagem, é hora de envolver a população e os parceiros da causa. É hora de divulgar o problema e a solução! Seu movimento pode ganhar força se tiver boa repercussão. Se não souber por onde começar, as redes sociais podem impulsionar usando uma # única, enviar releases para grandes mídias e fazer uma boa cobertura de fotos e vídeos. 

Além disso, você pode usar elementos visuais como lambe-lambes, cartazes, stencil e outros itens para se comunicar pelas ruas e em passeatas, cavalgadas, encontros, entre outros. Mesmo que seja fora do planejado, saber o momento de agir, aproveitando as oportunidades, é fundamental para se fazer uma boa abordagem e agilizar o processo.

Também é possível realizar protestos silenciosos, marcados por práticas poéticas e jogos teatrais. Em 2017, após o assassinato de um jovem negro pelo segurança de um supermercado no Rio de Janeiro, manifestantes fizeram uma passeata até o local com cartazes com dizeres “Vidas Negras Importam”, entraram no local e se deitaram silenciosamente no chão simbolizando a morte do jovem Pedro Henrique Gonzaga.